No período pré-cirúrgico, a drenagem ajuda a ativar a circulação linfática da zona que vai ser operada, especialmente quando o paciente apresenta uma circulação lenta.
O procedimento no pós-cirúrgico é tão importante de ser realizado quanto à cirurgia propriamente dita, a fim de se obter os resultados esperados e evitar seqüelas comprometedoras.
Hoje, sabe-se que quanto antes se fizer drenagem linfática, melhor será o resultado final e menor será a formação de fibroses no pós- cirúrgico.
Além disso, a drenagem pós-cirúrgica deve ser feita no corpo todo para estimular a circulação linfática geral. O ideal é iniciar as sessões de drenagem linfática a partir do dia seguinte a cirurgia, para facilitar a modelagem corporal, melhorar a cicatrização e acelerar a recuperação".
A drenagem linfática manual é comprovadamente eficaz no pós-cirúrgico.
Os movimentos suaves e rítmicos da drenagem linfática ajudam a eliminar o edema que se instala no pós- cirúrgico, diminuindo dor, inchaço e outras conseqüências da cirurgia.
A retirada do edema, faz com que haja uma concentração maior de oxigênio e nutrientes na área afetada, facilitando o processo de cura.
Deve-se salientar que todo o tratamento deve ser feito por um profissional qualificado e só deve ser iniciado após indicação médica.
Esteticista e Massoterapeuta
Renata M. Paiva
ESPAÇO TOK ZEN
CONTATO: 81-9884-9001